Transporte

VALE SOCIAL



O que é?



O Vale Social é um direito do cidadão fluminense garantido por lei pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Transportes. Com ele, adultos e crianças portadores de deficiência física, visual, auditiva e mental, bem como de doenças crônicas que estejam em tratamento, têm direito à gratuidade em barcas, metrô, ônibus e vans intermunicipais e trens. Menores de idade e adultos incapazes de se locomoverem sozinhos, sejam eles deficientes ou doentes crônicos, têm direito à gratuidade também para um acompanhante.


Como solicitar?

  
O Vale Social deve ser requerido, por escrito, através de formulário próprio, disponível nos postos de cadastramento ou no site www.transportes.rj.gov.br. A parte da frente do formulário deve ser preenchida pelo solicitante e o verso por um médico da Unidade Pública de Saúde. O documento deve conter todas as informações sobre a deficiência e, no caso de doentes crônicos, o tratamento em andamento.


Documentos necessários:


Portadores de deficiência: Cópia dos seguintes documentos: documento oficial de identificação com foto, ou certidão de nascimento; CPF; comprovante de residência ou declaração de que reside naquele endereço; e 1 (uma) foto 3x4. Para menores de idade, devem ser anexadas cópias do documento de identidade e CPF do responsável.

Doentes crônicos: Os documentos relacionados acima e: cópias do Cartão de Consulta da Unidade Pública de Saúde onde realiza tratamento, das receitas atuais dos medicamentos em uso e exames/laudos que comprovem o quadro clínico descrito pelo médico.


Onde solicitar ?

O Vale Social está presente em todo o Estado do Rio de Janeiro, e pode ser requerido em mais de 200 postos de atendimento, incluindo os postos Poupa-Tempo, as unidades da Fundação Leão XIII, da Associação Pestalozzi, na Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR), e no Instituto Benjamin Constant, entre outros. 

Veja a listagem completa no site www.transportes.rj.gov.br.
  

Mais informações:

Vale Social
Tels.: 2333-0841/0842/0853
De segunda à sexta, entre 9h e 15h.

Ouvidoria
Tels.: 2333-8664/8665
De segunda à sexta, entre 10h e 17h.

Linhas de Ônibus adaptados:



222- Vila Isabel - Praça Mauá (via Hospital dos Servidores)
229 (Usina-Castelo)
239 (Água Santa-Castelo, via 24 de Maio)
363 (Praça 15-Vila Valqueire)
371(Praça da República - Praça seca)
298 (Castelo-Acari)
312 (Olaria-Praça Mauá, via São Cristóvão)
350 (Irajá-Passeio, via Praça das Nações)
367 (Realengo-Praça 15, via Avenida Brasil)
393 (Castelo-Bangu)
398 (Tiradentes-Campo Grande)
409 (Sáenz Peña-Jardim Botânico, Horto)
410 (Praça Saenz Peña-Gávea)
460 (São Cristóvão-Leblon)
464 (Maracanã-Leblon)
476 (Méier-Leblon, via Túnel Rebouças)
497 (penha-Cosme Velho)
162 (lapa-Leblon, via Copacabana)
606- (Rodoviária-Engenho de Dentro)
639 (Jardim América-Sáenz Peña) via rocha Miranda
650 (Marechal Hermes-Engenho Novo)
SVA665 (Pavuna-Saénz Peña)
680 (Penha (Iapi)-Méier)
696 (Méier-Praia do Dendê)
712 (Cascadura-Irajá)
747 (Vargem Grande-Madureira)
888 (Sulacap-Barra da Tijuca, via Av. Ayrton Senna)
465(Cascadura-Gávea, via Avenida Ayrton Senna)
773 (Pavuna-Cascadura)
779 (Madureira-Pavuna)
780 (Benfica-Madureira)
790 (Campo Grande-Cascadura)
843 (Campo Grande-Boa Esperança)
SV858 (Campo Grande-Santa Cruz, via cesarão/conjunto alvorada
870 (Bangu-Sepetiba)
910 (Bananal-Madureira)
920 (Bonsucesso-Pavuna, via Fazenda Botafogo)
945 (Pavuna-Cidade Universitária)
898 (Campo Grande-Sepetiba, via Campinho)
864 (Campo Grande-Bangu)
802 (Campo Grande-Bangu)
786 (Campo Grande-Marechal Hermes)




Um comentário:

  1. Essa reportagem sobre o vale social é completíssima. As pessoas com deficiência realmente fica sabendo,onde,como tirar o vale e tb as empresas de ônibus que oferecem o serviço.
    Eliane Maria 5 período da UCB

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